Nove anos atrás, a comunicação já vivia em transformação acelerada, moldada por avanços tecnológicos e mudanças culturais que impactariam profundamente a maneira como as pessoas se conectam e interagem. O que chamávamos de “comunicação tradicional” abria espaço para novas formas de disseminar informação e estabelecer conexões.
As redes sociais estavam em plena ascensão, mudando radicalmente a dinâmica da comunicação. Muito antes do Tik Tok e do Chat GPT, plataformas como Facebook, Twitter e Instagram se estabeleciam como espaços virtuais onde as pessoas não apenas compartilhavam momentos de suas vidas, mas também expressavam opiniões, discutiam temas e interagiam com marcas e figuras públicas. O poder estava cada vez mais nas mãos dos indivíduos, que agora tinham sua voz, eventualmente, amplificada por plataformas que lhes conferiam acesso a públicos antes inimaginados: fronteiras entre local e global cada vez mais tênues.
Nesse momento, eu e Daniel Bruin nos reuníamos diariamente para materializar a nossa paixão pela comunicação, fascinados pelo ambiente em transformação, onde empresas e instituições precisavam evoluir para se manter relevantes.
Nascia então a XCOM, justamente quando os meios de comunicação tradicionais, como jornais impressos e televisão, enfrentavam um desafio inédito: o consumo de notícias e entretenimento estava migrando rapidamente para plataformas online, levando a uma reconfiguração do modelo de negócios dessas indústrias. Os jornais, que outrora eram a principal fonte de informação, precisavam se adaptar a um ambiente digital, onde a velocidade da informação era primordial.
Após uma pandemia, constantes oscilações econômicas e políticas, mudanças climáticas, precisamos entender que realmente estamos todos conectados. As marcas perceberam que não bastava mais enviar mensagens unilaterais aos consumidores; era necessário engajar e construir relacionamentos autênticos. Palavras e ações de transparência e responsabilidade social ganharam destaque, influenciando a forma como as empresas se comunicavam e eram percebidas pelo público.
Até aqui, a sensação é de que foram muito mais do que nove anos, tamanha a energia e dedicação de um grupo incrível de pessoas, um time comprometido com qualidade e resultados, sem nunca esquecer o valor da verdade e da ética.
Daqui seguiremos construindo nossa história, sempre nos desafiando e enfrentando os desafios com a mesma energia e visão que tornou esta jornada rica, prazerosa e que desde o início nos trouxe clientes que entendem, adubam e se alimentam de nosso propósito: criar, inovar e inspirar.
Viviana Toletti
9 anos na xcom parecem 90! escrevendo o futuro!