XCOM

O QUE ESPERAR DO CONSUMIDOR MODERNO?

As mudanças que ocorrem no mundo afetam a maneira como a atual e futura geração viverá. Os “saltos” de desenvolvimento – como a descoberta do fogo e, mais recente, inteligência artificial – ditam a evolução do consumo no decorrer da história. 

Por esse motivo, a relação entre quem consome e vende está sempre passando por adaptações. Na primeira Era, por exemplo, a indústria e comércio conduziam os costumes do cliente, ou seja, não existia um consumidor consciente.

Até que a tecnologia e Marketing surgiram e, aos poucos, se envolveram no padrão de consumo, atraindo o público para um mercado amplo e variável. A partir disso, o consumidor moderno não se satisfaz apenas com a aquisição do produto, mas sim com toda a experiência sendo única, personalizada e decisiva.

Hoje, os hábitos digitais – necessários, principalmente durante a pandemia do COVID-19 – reforçam a necessidade de se adaptar às características do consumidor alvo. Mas, para compreender o Consumidor 5.0, relembre a evolução do consumo no Brasil:

Top