XCOM

Da esquerda para a direita: Marco Rossi, Célia Radzvilaviez, Fábio Chaves e Eduardo Ribeiro

A DIVERSIDADE DE TEMAS MARCOU A 26ª EDIÇÃO DO CONGRESSO MEGA BRASIL

Por Fábio Chaves

A Unibes Cultural, em São Paulo, recebeu, nos dias 31 de agosto e 01 de setembro, a 26ª edição do Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas. Reconhecido como o mais importante e abrangente evento independente do setor, a XCOM não poderia deixar de acompanhar in loco tudo que foi discutido sobre o nosso mercado. 

Com uma agenda bem diversa e completa, o evento abordou temas atuais e importantes para a reputação das empresas, como Fake News, IA, ChatGPT, marketing digital, comunicação interna, diversidade, equidade e inclusão, ESG e Comunicação com Comunidades. Como isso pode afetar diretamente a sua empresa? Você sabia que 80% dos casos enviados ao CONAR são de publicidade digital? Sim, e dentre eles, 60% envolvem influenciadores. Deixar de trabalhar com esse público é a solução? Não, pelo contrário. Mas entender que a sociedade está cobrando as marcas é mandatório.  

E a tecnologia, foi tema? Claro! Impossível pensar em qualquer área de uma companhia hoje que não envolva a tecnologia. E o professor Lawrence Chung Koo foi enfático, “as pessoas criaram a tecnologia e a tecnologia recria as pessoas. Sabemos que nenhum problema é resolvido pela tecnologia, são sempre as pessoas que os resolvem. Mas para que seja solucionado, a pessoa precisa, inevitavelmente, entender de tecnologia”.  

congresso mega brasil
Eduardo Ribeiro, Mauricio de Sousa, Lais Vita (Secretária de Comunicação do Estado de São Paulo) e Marco Rossi. Crédito: @fabiomsalles

Mas não foi apenas sobre tecnologia se falou durante o Congresso Mega Brasil. As empresas demonstraram que estão cada vez mais preocupadas com Diversidade, Equidade e Inclusão. E com uma provocação interessante: as empresas são acessíveis? Quando se faz essa pergunta, logo se pensa aspecto físico, mas e a informação? Seus colaboradores portadores de deficiência têm acesso à informação? As companhias, antes de contratar, precisam entender seu nível de maturidade para saber se estão prontas para incluir PCD ao quadro de funcionários. 

Squad de influenciadores? A sua empresa já tem o seu? Há aquelas que tratam seus colaboradores como verdadeiros influencers, com verbas para produção de kit, inclusive. Não os tratam como B2C (business to customer) ou B2B (business to business), mas B2S (business to society), pois eles não se comunicam mais com esse ou aquele público, falam para toda uma sociedade. 

congresso mega brasil
Maurício de Sousa recebeu homenagem e discursou. Crédito: @fabiomsalles

O grande momento do evento talvez fique por conta da emocionante cerimônia de entrega do Prêmio Personalidade da Comunicação ao Maurício de Sousa, criador da icônica  “Turma da Mônica” e o mais célebre autor de histórias em quadrinhos do Brasil e um dos mais respeitados do mundo, além de membra da Academia Brasileira de Letras. 

A 26ª edição do Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas nos trouxe novidades? Com certeza. Com cases e provocações importantes, o evento demonstrou que, nesse setor, as empresas mais ágeis, criativas e sem medo de errar se destacam. Agora é trazer toda essa informação para a XCOM e colocar em prática no dia a dia. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *