XCOM

XCOM: AGORA É EMPRESA B PARA FAZER A DIFERENÇA  

Com o selo de empresa B, a agência passou a fazer parte do movimento global de marcas que fazem a diferença. Saiba mais!

O mundo atual não tolera mais empresas que só pensam na lucratividade acima de tudo. Com consumidores cada vez mais exigentes e mais atentos às questões sociais e ambientais, as marcas precisam mudar. É necessário adotar novos modelos de gestão, métodos capazes de fazer a diferença e que sejam exemplos para outras marcas.  

Desde a sua fundação, a XCOM tem como meta contribuir para um mundo melhor. Isso não é apenas um desejo, mas uma realidade. Não à toa, a agência tornou-se Empresa B.  

Ter o certificado do Sistema B significa muito para qualquer corporação. Esse selo comprova que a empresa gera impactos positivos na sociedade e no meio ambiente. Por meio da transparência e do compromisso de melhoria contínua, a XCOM é uma das poucas agências de comunicação brasileira a conseguir a certificação B Corp. No total, apenas 15 empresas do segmento foram certificadas no Brasil, demonstrando o alto padrão da gestão.  

Neste artigo, vamos destacar como a XCOM conseguiu o selo de Empresa B e como outras marcas podem fazer parte desse movimento global.  

Empresa B: Melhor para o mundo  

A certificação B Corp é um processo rigoroso que avalia o desempenho da empresa em diversas áreas, incluindo governança corporativa, impacto social, ambiental, transparência e responsabilidade para com os stakeholders.  

De acordo com a CEO da XCOM, Viviana Toletti, ao alcançar essa certificação, a XCOM se junta a um grupo seleto de empresas que demonstram seu compromisso com um futuro mais sustentável e equitativo. Com a certificação B Corp, a agência de comunicação passa a integrar um movimento global de empresas que estão construindo um futuro mais sustentável e equilibram o lucro com o impacto social e ambiental positivo. 

“Acreditamos que essa certificação nos tornará uma empresa ainda mais forte e resiliente no futuro. Este selo só aumentará nosso compromisso com a qualidade, a criatividade e a inovação. Queremos inspirar as empresas que desejam fazer a diferença no mundo. Esperamos que nosso exemplo incentive outras empresas a se comprometerem com a responsabilidade social e ambiental”, afirmou Viviana.  

Dados do Sistema B no Brasil mostram que apenas 331 organizações possuem certificação B Corp, e no setor de comunicação aparecem somente 15 empresas. Em todo o mundo, o B Corp (ao qual o Sistema B Brasil é ligado), conta com 8.605 avaliadas e cadastradas, que representam 98 países. É o maior movimento global ligado a temas de ESG, reconhecido internacionalmente por sua abrangência e excelência.  

Como a XCOM se tornou Empresa B? 

Criado em 2006 nos Estados Unidos, o Movimento Global de Empresas B tem como principal objetivo não apenas o êxito financeiro, mas também o bem-estar da sociedade e do planeta.  Ou seja, para esses líderes é importante ajudar a construir um sistema econômico mais inclusivo, equitativo e regenerativo para as pessoas e para o planeta. 

Foi pensando dessa maneira que a XCOM conseguiu fazer parte do seleto grupo das empresas B. Além de trabalhar com transparência e com ética, a agência tem atuado por um mundo mais plural, tolerante e aberto à diversidade, para uma sociedade mais justa e colaborativa. Um dos objetivos da agência é apoiar iniciativas internas e externas com o objetivo de ter uma sociedade mais igualitária.  

“Queremos cada vez mais que nossa equipe reflita esse desejo, por isso apoiaremos iniciativas internas e externas com o objetivo de fortalecer e defender sua importância e relevância. Discutimos abertamente este conceito em reuniões de time ou individualmente, com  políticas de recursos humanos que incentivam o desenvolvimento pessoal ao mesmo tempo em que asseguramos que o coletivo está assimilando e respeitando princípios de cidadania e respeito. Devemos ser marcadas pelo respeito, atenção e empatia”, explicou a CEO da XCOM.  

Depois de cumprir todos os requisitos exigidos pelo B Corp e de passar pela Avaliação de Impacto B (B Impact Assessment – BIA), a XCOM recebeu a nota 82.5. Esse resultado possibilitou a certificação de empresa B, demonstrando a sua responsabilidade social e sustentável.  

Como fazer parte do movimento global B? 

Ser uma empresa B não é fácil, pois vários requisitos precisam ser cumpridos. Entre as exigências, podemos destacar: 

  • Implementar de políticas de ética e responsabilidade corporativa.  
  • Promover o bem-estar dos funcionários. 
  • Promover a diversidade, equidade e inclusão no local de trabalho. 
  • Adotar práticas que reduzam o impacto ambiental negativo, como a minimização de resíduos. 
  • Entre outras. 

Além de comprovar que cumpre todas as diretrizes exigidas pelo Sistema B, a empresa que deseja a certificação passa pela Avaliação de Impacto B (B Impact Assessment – BIA), que tem como objetivo medir o desempenho de uma empresa em várias áreas de impacto. Essa é uma avaliação rigorosa, que serve para avaliar a marca minuciosamente por meio de 160 perguntas que estão conectadas à operação da empresa em cinco áreas: governança, trabalhadores, clientes, comunidade e meio ambiente. 

Para passar na avaliação, a empresa precisa obter pelo menos 80 pontos e passar pela fase de Análise de Elegibilidade. Ao conseguir a certificação, a marca deve dar continuidade ao processo de ser “Melhor para o Mundo”, por meio de ações socioambientais e gestão de governança que trabalha a diversidade e a equidade no ambiente de trabalho.  

Se você quer fazer a diferença por meio do seu negócio, junte-se aos líderes globais do movimento B.  

Para conhecer melhor a XCOM, empresa B que faz a diferença, acesse o nosso site.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *