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pessoa clicando no celular. ícones que simbolizam emails representam a abertura de uma newsletter

O X DA QUESTÃO: COMO E POR QUE CRIAMOS UMA NEWSLETTER 

Completando 50 edições, o X da Questão se tornou um dos principais canais de comunicação da XCOM e referência em newsletter

As newsletters não são novidade. Talvez você já tenha alguma de sua preferência, que venha à mente assim que te perguntam a respeito. 

Elas já fazem parte da nossa vida e, por incrível que pareça, estão por aí mais ou menos da forma que a conhecemos pelo menos desde a década de 1990. Se pensarmos mais longe, remonta há duas décadas antes disso, nos anos 70, quando Ray Tomlinson e a Arpanet enviavam o primeiro e-mail para um grande número de pessoas (um mailing de 400 usuários). 

À medida que o marketing evoluiu com a ascensão dos meios digitais entre os anos 90 e 2000, a forma de se comunicar por e-mail foi sendo encorpada e, sobretudo, recebendo um caráter mais envelopado e estratégico. O e-mail passou a ser mais do que um canal de informativos e correspondência eletrônica: se tornou – como outros meios digitais que despontavam – uma verdadeira plataforma de conteúdo. 

Com o desenvolvimento de ferramentas de edição de imagem e texto e de CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente), os e-mails, até então organizados e disparados muitas vezes de forma manual, passaram a funcionar de modo estratégico. Puderam ser formatados em padrões visuais e textuais e endereçados a grupos de usuários formatados em mailings, como bases de usuários, clientes, prospects e afins. 

Isso significou uma mudança de paradigmas na comunicação. Jornalistas, publicitários e outros profissionais da área poderiam construir uma base de relacionamento ativa com pessoas de interesse por meio deste canal qualificado, criando uma recorrência de conteúdo estruturada para fidelização e relacionamento com essas pessoas. 

A newsletter, então, se tornou uma das principais estratégias de e-mail marketing, consistindo em um informativo periódico pertinente a um ou mais temas específicos de interesse do público em questão. Um espaço para informar, despertar interesse de relacionamento e mesmo se tornar uma plataforma de venda (direta ou indireta) para marcas. 

Ela se adaptou e foi ganhando contornos cada vez mais interessantes, robustos e estratégicos ao longo dos anos.  

E por que fizemos este resgate histórico? 

Porque tem muito a ver com a história da XCOM. Ao longo dos últimos anos, nossa agência vivenciou todas as grandes mudanças que o novo século trouxe com a disrupção causada pela era digital. E como toda empresa de comunicação, tivemos que nos adaptar. 

Diante da explosão dos novos meios e formatos que surgiram, enxergamos a necessidade da comunicação sinérgica, que integra o marketing e o jornalismo, o PR e o digital, o online e o offline. A comunicação precisa ser uníssona e capilar, multicanal, levando ao público informação de qualidade onde ele estiver. 

Partindo deste princípio, a criação de uma newsletter se tornou um passo natural. Conhecendo o potencial deste tipo de conteúdo e possuindo um mailing qualificado com diversos stakeholders, enxergamos a oportunidade de reunir nela objetivos importantes para nosso negócio: 

  • Reforçar nossa autoridade em comunicação por meio do conhecimento em pilares como redes sociais, tecnologia, marketing e tendências de consumo 
  • Gerar intercâmbio de interações entre nossos canais, como as redes sociais e o blog 
  • Dar espaço às ações realizadas junto aos nossos clientes (e como podemos ofertar estas mesmas ações e consequentes conquistas aos futuros parceiros) 
  • Apresentar nossas próprias ações e conquistas, reforçando nossa marca 
  • Gerar awareness pelo compartilhamento do conteúdo produzido 
  • Demonstrar nossa expertise em curadoria e produção de conteúdo 
  • Criar maior conexão com nosso mailing e expandir nossa base 

Estes objetivos são, ao mesmo tempo, benefícios que observamos na newsletter – dos quais, inclusive, já colhemos resultados, com feedbacks positivos e uma base que segue em crescimento. 

Como surgiu o nome da newsletter? 

Fazer um brainstorm para definir o nome de um produto ou serviço é sempre algo bastante desafiador, mas também divertido. Tínhamos em mente referenciar de alguma forma o X que é tão marcante no nome de nossa agência, mas desde que isso fizesse sentido para a proposta de comunicação da newsletter, sem que soasse aleatório. 

O resultado final foi o X da Questão, uma expressão muito popular na língua portuguesa, que remete a optar pela alternativa correta, ressaltar a importância de um fato ou chegar a uma conclusão, um ponto, a raiz do que se discute. 

É a isso que se propõe nossa newsletter: ser a melhor alternativa de informação para o leitor dentro dos temas propostos, trazendo o que há de mais importante e indo direto ao ponto. Ao X da Questão. 

E lá se vão cinquenta edições! 

Mas afinal, newsletter ainda dá resultado? 

Como mencionamos, a newsletter é uma das, se não a principal forma de e-mail marketing. E os e-mails seguem mais relevantes do que nunca. 

De acordo com um levantamento da Statisa, em 2021, mais de 8,32 bilhões de e-mails são enviados no Brasil diariamente, com uma taxa de abertura de 20,39% (mais de 1/5). Ou seja, estamos falando de bilhões de usuários que efetivamente abrem seus e-mails todos os dias em busca de informação de qualidade. 

O e-mail ainda é – e deverá permanecer por um bom tempo – como um canal extremamente relevante para qualquer companhia. E porque não desenvolver uma boa newsletter, com todos os benefícios já listados que ela pode lhe trazer? 

Não poderíamos encerrar este texto sem deixar um convite para que você, que ainda não assina nossa news, faça parte desta comunidade que está sempre por dentro de tudo, recebendo o melhor conteúdo semanal toda segunda-feira, às 7h da manhã. Para assinar, é só clicar aqui e se cadastrar rapidamente

Esperamos que siga conosco nessa jornada!  

(E claro, você também pode ter sua própria newsletter e contar com a XCOM para isso. Quer saber como? Clique aqui e entre em contato!)  

1 comentário em “O X DA QUESTÃO: COMO E POR QUE CRIAMOS UMA NEWSLETTER ”

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