Completando 50 edições, o X da Questão se tornou um dos principais canais de comunicação da XCOM e referência em newsletter
As newsletters não são novidade. Talvez você já tenha alguma de sua preferência, que venha à mente assim que te perguntam a respeito.
Elas já fazem parte da nossa vida e, por incrível que pareça, estão por aí mais ou menos da forma que a conhecemos pelo menos desde a década de 1990. Se pensarmos mais longe, remonta há duas décadas antes disso, nos anos 70, quando Ray Tomlinson e a Arpanet enviavam o primeiro e-mail para um grande número de pessoas (um mailing de 400 usuários).
À medida que o marketing evoluiu com a ascensão dos meios digitais entre os anos 90 e 2000, a forma de se comunicar por e-mail foi sendo encorpada e, sobretudo, recebendo um caráter mais envelopado e estratégico. O e-mail passou a ser mais do que um canal de informativos e correspondência eletrônica: se tornou – como outros meios digitais que despontavam – uma verdadeira plataforma de conteúdo.
Com o desenvolvimento de ferramentas de edição de imagem e texto e de CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente), os e-mails, até então organizados e disparados muitas vezes de forma manual, passaram a funcionar de modo estratégico. Puderam ser formatados em padrões visuais e textuais e endereçados a grupos de usuários formatados em mailings, como bases de usuários, clientes, prospects e afins.
Isso significou uma mudança de paradigmas na comunicação. Jornalistas, publicitários e outros profissionais da área poderiam construir uma base de relacionamento ativa com pessoas de interesse por meio deste canal qualificado, criando uma recorrência de conteúdo estruturada para fidelização e relacionamento com essas pessoas.
A newsletter, então, se tornou uma das principais estratégias de e-mail marketing, consistindo em um informativo periódico pertinente a um ou mais temas específicos de interesse do público em questão. Um espaço para informar, despertar interesse de relacionamento e mesmo se tornar uma plataforma de venda (direta ou indireta) para marcas.
Ela se adaptou e foi ganhando contornos cada vez mais interessantes, robustos e estratégicos ao longo dos anos.
E por que fizemos este resgate histórico?
Porque tem muito a ver com a história da XCOM. Ao longo dos últimos anos, nossa agência vivenciou todas as grandes mudanças que o novo século trouxe com a disrupção causada pela era digital. E como toda empresa de comunicação, tivemos que nos adaptar.
Diante da explosão dos novos meios e formatos que surgiram, enxergamos a necessidade da comunicação sinérgica, que integra o marketing e o jornalismo, o PR e o digital, o online e o offline. A comunicação precisa ser uníssona e capilar, multicanal, levando ao público informação de qualidade onde ele estiver.
Partindo deste princípio, a criação de uma newsletter se tornou um passo natural. Conhecendo o potencial deste tipo de conteúdo e possuindo um mailing qualificado com diversos stakeholders, enxergamos a oportunidade de reunir nela objetivos importantes para nosso negócio:
- Reforçar nossa autoridade em comunicação por meio do conhecimento em pilares como redes sociais, tecnologia, marketing e tendências de consumo
- Gerar intercâmbio de interações entre nossos canais, como as redes sociais e o blog
- Dar espaço às ações realizadas junto aos nossos clientes (e como podemos ofertar estas mesmas ações e consequentes conquistas aos futuros parceiros)
- Apresentar nossas próprias ações e conquistas, reforçando nossa marca
- Gerar awareness pelo compartilhamento do conteúdo produzido
- Demonstrar nossa expertise em curadoria e produção de conteúdo
- Criar maior conexão com nosso mailing e expandir nossa base
Estes objetivos são, ao mesmo tempo, benefícios que observamos na newsletter – dos quais, inclusive, já colhemos resultados, com feedbacks positivos e uma base que segue em crescimento.
Como surgiu o nome da newsletter?
Fazer um brainstorm para definir o nome de um produto ou serviço é sempre algo bastante desafiador, mas também divertido. Tínhamos em mente referenciar de alguma forma o X que é tão marcante no nome de nossa agência, mas desde que isso fizesse sentido para a proposta de comunicação da newsletter, sem que soasse aleatório.
O resultado final foi o X da Questão, uma expressão muito popular na língua portuguesa, que remete a optar pela alternativa correta, ressaltar a importância de um fato ou chegar a uma conclusão, um ponto, a raiz do que se discute.
É a isso que se propõe nossa newsletter: ser a melhor alternativa de informação para o leitor dentro dos temas propostos, trazendo o que há de mais importante e indo direto ao ponto. Ao X da Questão.
E lá se vão cinquenta edições!
Mas afinal, newsletter ainda dá resultado?
Como mencionamos, a newsletter é uma das, se não a principal forma de e-mail marketing. E os e-mails seguem mais relevantes do que nunca.
De acordo com um levantamento da Statisa, em 2021, mais de 8,32 bilhões de e-mails são enviados no Brasil diariamente, com uma taxa de abertura de 20,39% (mais de 1/5). Ou seja, estamos falando de bilhões de usuários que efetivamente abrem seus e-mails todos os dias em busca de informação de qualidade.
O e-mail ainda é – e deverá permanecer por um bom tempo – como um canal extremamente relevante para qualquer companhia. E porque não desenvolver uma boa newsletter, com todos os benefícios já listados que ela pode lhe trazer?
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Parabéns por esse produto lindo! Continuo consumindo! Vida longa a X da questão!!