XCOM

EMPRESA B: POR QUE FAZER PARTE?

Empresa B prioriza o bem-estar social e ambiental. Saiba mais!

Você sabe o que é sistema B? Esse é um movimento global para marcas que querem fazer a diferença no mundo. Empresas que fazem parte do Sistema B usam os seus negócios para a construção de um sistema econômico mais inclusivo, equitativo e regenerativo para as pessoas e para o planeta. 

Afinal, nem só de lucro vivem as empresas. As grandes organizações sabem que para sobreviver no mercado é preciso ir além de ganhar dinheiro. É necessário investir em pessoas, priorizar a sustentabilidade, a responsabilidade social e a transparência.  

Nada é mais atual do que ter líderes preocupados com um mundo mais igualitário e sustentável. Isso é ser uma empresa B. O principal objetivo do movimento é mudar a lógica da economia atual, e qualquer empresa pode aderir ao movimento se comprometer-se a ter altos padrões de transparência e a contribuir com ações positivas relacionadas à sociedade e ao meio ambiente. 

Quer saber mais sobre o sistema B? Leia o nosso artigo. 

Como ser sistema B? 

No Brasil, apenas 331 organizações possuem esta certificação, e no setor de comunicação aparecem somente 15 empresas. Em todo o mundo, o B Corp (ao qual o Sistema B Brasil é ligado), conta com 8.605 avaliadas e cadastradas, que representam 98 países. É o maior movimento global ligado a temas de ESG, reconhecido internacionalmente por sua abrangência e excelência.  

Mas para ser uma empresa B é preciso cumprir alguns requisitos. A certificação B Corp é um processo rigoroso que avalia o desempenho da empresa em diversas áreas, incluindo governança corporativa, impacto social, ambiental, transparência e responsabilidade para com os stakeholders. Ou seja, para fazer parte do Sistema B, as empresas precisam merecer a certificação, comprovando que estão comprometidas com um futuro sustentável e equitativo. 

As empresas comprometem-se com um plano de desenvolvimento contínuo, que sai da lógica de mitigação de impacto negativo para uma nova lógica de geração de impacto positivo. 

Para ser uma empresa B, a organização deve seguir as seguintes diretrizes: 

  • As empresas devem adotar práticas de governança que promovam a responsabilidade e a transparência. Isso inclui a implementação de políticas de ética e responsabilidade corporativa.  
  • É necessário demonstrar práticas que promovam o bem-estar dos funcionários, incluindo salários justos, benefícios, condições de trabalho seguras e saudáveis, e oportunidades de desenvolvimento profissional. 
  • As políticas da empresa devem promover a diversidade, equidade e inclusão no local de trabalho. 
  • Agir com responsabilidade social por meio de práticas que minimizem impactos negativos e maximizem impactos positivos na comunidade. 
  • As empresas devem adotar práticas que reduzam o impacto ambiental negativo, como a minimização de resíduos, uso eficiente de recursos e redução das emissões de carbono. 
  • Entre outras diretrizes. 

Como o Sistema B avalia as empresas?

Para ter a certificação B Corp, a empresa precisa ter no mínimo 12 meses de operação. Todo processo do Sistema B passa pela Avaliação de Impacto B (B Impact Assessment – BIA), que tem como objetivo medir o desempenho de uma empresa em várias áreas de impacto. 

No total são conduzidas 160 perguntas que estão conectadas à operação da empresa em cinco áreas: governança, trabalhadores, clientes, comunidade e meio ambiente. Para passar na avaliação, a empresa precisa obter pelo menos 80 pontos e passar pela fase de Análise de Elegibilidade. 

Além disso, a empresa precisa incluir em seu contrato social duas Cláusulas B que garantem o compromisso da empresa de ir além de seus interesses financeiros e econômicos. Outra exigência é criar um sistema (interno e externo) de transparência de informações, permitindo que os dados sobre seu desempenho sejam públicos e estejam disponíveis em seu perfil no site da B Lab. 

Quais os benefícios de ser empresa B?  

Uma empresa ser certificada como B Corporation (ou empresa B) traz diversos benefícios que podem impactar positivamente tanto a organização quanto seus stakeholders. Todos saem ganhando quando uma marca se compromete em ser sustentável e em adotar práticas mais inclusivas.  

Ao ser certificada como empresa B, as marcas são beneficiadas de diversas maneiras. O primeiro benefício é melhorar a sua reputação diante dos clientes e demais stakeholders. Por ser uma certificação reconhecida globalmente, isso significa que corporações certificadas atendem a altos padrões de desempenho social e ambiental, responsabilidade e transparência. 

Outro benefício é atrair clientes conscientes sobre a importância de consumir produtos ou serviços de empresas que demonstram um compromisso com práticas sustentáveis e éticas. 

Mais não fica só por aí. Conheça outras vantagens de ser uma empresa B: 

Vantagens Competitivas 

  • Diferenciação no Mercado: A certificação B Corp pode ajudar a empresa a se destacar em um mercado competitivo, atraindo clientes que valorizam práticas empresariais responsáveis. Desta maneira, consumidores que se identificam com os valores de uma empresa B tendem a ser mais leais e a promover a empresa através do boca a boca. 
Employee benefits concept. Indirect and non-cash compensation paid to employees offered to attract and retain employees. Fringe benefits for employee engagement. Insurance, paid vacation, office perks

Acesso a Capital 

  • Investidores de Impacto: Há um crescente interesse por parte de investidores que buscam apoiar empresas que não só são lucrativas, mas também causam um impacto positivo na sociedade e no meio ambiente. Algumas instituições financeiras oferecem condições mais favoráveis ou programas específicos para empresas com certificação B. 

Melhoria Contínua 

  • Avaliação Rigorosa: O processo de certificação envolve uma avaliação completa das práticas da empresa, incentivando a melhoria contínua em diversas áreas, desde a gestão de recursos humanos até o impacto ambiental. 
  • Metas Sustentáveis: As empresas B se comprometem com metas de sustentabilidade e responsabilidade, promovendo um ciclo constante de avaliação e evolução. 

Em resumo, ser uma empresa B não só traz benefícios diretos em termos de reputação, atração de talentos e acesso a capital, mas também incentiva uma cultura de melhoria contínua e sustentabilidade que pode contribuir para a resiliência e sucesso a longo prazo da organização. 

Gostou de conhecer o sistema B? Então, junte-se às corporações que fazem a diferença no mundo.   

Para ler mais artigos sobre o Movimento Global B e outros assuntos, acesse o nosso site. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *