Entenda o crescimento do marketing de influência no Brasil e confira a entrevista com uma especialista no assunto
O marketing de influência no Brasil está evoluindo constantemente, e já é considerada uma das estratégias do marketing digital mais poderosas, utilizada por grandes marcas.
Em 2024, o setor de marketing de influência no Brasil somou cerca de US$ 24 bilhões em investimentos. A estimativa foi publicada no relatório “Digital 2024: Brazil”, desenvolvido pela We Are Social e Melwater.
Ainda nesse contexto financeiro, a pesquisa da Youpix e Nielsen, intitulada: ROI & Influência 2024, revelou insights interessantíssimos sobre o assunto. Entre as conclusões, o levantamento revelou que mais de 60% das marcas têm planos de aumentar o investimento em marketing de influência no Brasil, ao longo de 2025.

Números como estes, mostram a relevância e alta valorização em táticas que envolvam o relacionamento com influenciadores. No entanto, como qualquer outra estratégia que envolva o marketing, existem alguns desafios e particularidades que fazem parte da jornada.
Por um lado, a possibilidade de conquistar altos níveis de engajamento e conexões autênticas, por outro, o risco de associações mal interpretadas e a dificuldade em medir o real impacto nas vendas.
Para entender melhor de que maneira o marketing de influência no Brasil está inserido e como potencializar essa ferramenta estratégica de maneira eficaz e segura, conversamos com Fernanda Grilo, Gerente de Comunicação da XCOM.

Confira o bate-papo e entenda o assunto em detalhes:
O que é o marketing de influência e como ele está inserido em uma estratégia?
O marketing de influência é uma estratégia que, por meio de perfis com grande alcance e credibilidade em redes sociais, as marcas promovem seus produtos, serviços e mensagens chave. É interessante destacar também, que o marketing de influência no Brasil está inserido em uma estratégia ampla, (integrado à comunicação corporativa, campanhas de mídia social, conteúdo e até SEO), que proporciona engajamento orgânico e autêntico com o público-alvo, desde que realizado de forma planejada e estabelecida.
Na sua opinião, por que o marketing de influência no Brasil é importante? Qual é o impacto da iniciativa?
O marketing de influência no Brasil é importante porque permite que as marcas alcancem públicos específicos de forma mais autêntica e engajada. Estudos mostram que mais de 50% dos consumidores já dependem de recomendações de influenciadores para tomar decisões de compra. O impacto é significativo: aumento da conscientização da marca, maior engajamento e, em muitos casos, conversões diretas. Além disso, ajuda a construir confiança, já que os influenciadores são vistos como “pessoas reais” pelos seus seguidores.
E como você avalia esse crescimento do marketing de influência no Brasil? É uma tendência?
O marketing de influência no Brasil está em pleno crescimento, atualmente, só ficamos atrás dos Estados Unidos. Somos um dos países com maior penetração de redes sociais no mundo, o que facilita a adoção dessa estratégia. A projeção é que o mercado de influência no país continuará a crescer, impulsionado pelo aumento do consumo de conteúdo digital e pela popularidade de plataformas como o Instagram, TikTok e YouTube. É, sem dúvida, uma tendência consolidada.
Agora falando do cotidiano dessa estratégia: quais boas práticas você destacaria no decorrer de uma campanha de marketing de influência?
Planejamento e estratégia em primeiro lugar; ter metas claras e definir objetivos mensuráveis, como aumento de vendas, engajamento ou alcance. Também destaco a transparência para garantir que as parcerias sejam claramente divulgadas, seguir as diretrizes do CONAR e da legislação brasileira. Depois, partir para uma curadoria minuciosa para alinhar o perfil do influenciador com os valores da marca e o público-alvo.
É relevante, ainda, sempre destacar a criatividade e a cocriação para permitir que o influenciador crie conteúdo autêntico, que ressoe com sua audiência. Além do monitoramento em tempo real das métricas estabelecidas para aquela campanha e/ou conteúdo.
E as crises? Como lidar com a repercussão negativa de uma campanha de marketing de influência?
Em caso de crise, a transparência e a velocidade de resposta são essenciais. Por isso, é importante manter o monitoramento constante, ter um protocolo definido para lidar com situações negativas; manter sempre uma comunicação clara e trabalhar com o influenciador para resolver a situação de forma colaborativa, e depois de tudo, analisar a crise para evitar repetições no futuro.
Com relação às novas tecnologias, você acha que a inteligência artificial pode somar para otimizar estratégias de marketing de influência no Brasil?
Sim, a inteligência artificial (IA) já está revolucionando o marketing de influência no Brasil. As ferramentas de IA já analisam grandes volumes de dados para identificar influenciadores ideais; colaboram para a produção de conteúdo mais ágil e diferenciada, análise de dados, automação de tarefas. Uma infinidade de benefícios, desde que seja utilizada de forma ética.
Para finalizar nosso bate-papo, na sua opinião, qual pode ser o futuro do marketing de influência no Brasil?
O futuro do marketing de influência no Brasil deve ser marcado por maior profissionalização, em que influenciadores e marcas adotem práticas mais estruturadas, a exemplo da própria inteligência artificial para otimizar campanhas e produzir conteúdo; a expansão para nichos com o crescimento de micro e nanoinfluenciadores em setores específicos; sem esquecer da regulamentação, em que é possível aumentar as normas para garantir transparência e ética.
Acesse também: 10 dicas de ouro para curadoria no marketing de influência.
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