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uma mão abrindo o aplicativo do linkedin no celular. ao fundo, uma mesa com um notebook e um caderno sobre ela

LINKEDIN: POR QUE VOCÊ DEVERIA INVESTIR NESTA PLATAFORMA

Como o LinkedIn, por meio do social selling, pode fortalecer sua reputação digital e alavancar seu negócio

Já se foi o tempo em que o LinkedIn era apenas uma rede social corporativa para anúncios e candidaturas de vagas. Em um momento no qual vida profissional e pessoal atingem uma convergência cada vez maior no ambiente digital, as pessoas têm encontrado na plataforma – que completou no ano passado vinte anos de seu lançamento – um lugar para expressar suas ideias e criar conteúdo.

Sim, isso mesmo. O LinkedIn é hoje um canal de conteúdo, tão poderoso e amplo quanto outras redes sociais como o Instagram e o TikTok. Já comentamos algumas vezes na nossa newsletter, o X da Questão, o quanto a plataforma se moldou para dar mais voz aos seus usuários, seja no formato do conteúdo, em sua distribuição ou em suas ferramentas. Páginas de empresas e seus executivos possuem artifícios para dividir sua jornada profissional, conquistas e, claro, promover seus serviços.

Mas qual o tamanho dessa audiência? Com quem se fala no LinkedIn? Vale a pena investir? A seguir, trazemos alguns dados, informações e reflexões que podem te convencer a olhar com carinho para a rede social neste momento em que ela se torna cada vez mais útil no mundo dos negócios.

Quantos usuários o LinkedIn possui?

Imagem mostra mulher com celular na mão, abrindo o aplicativo do linkedin. ao fundo, uma tela de notebook exibe gráficos

Em novembro de 2023, o LinkedIn anunciou que já conta com mais de 1 bilhão de usuários; o Brasil é atualmente seu terceiro maior mercado, com 67 mi. Aproximadamente 80% dos membros recentes são de fora dos Estados Unidos, segundo a empresa.

Amadurecendo e se adaptando às novas formas de se consumir e produzir nos canais digitais, o LinkedIn deixou de ser apenas uma rede de conexão profissional e hoje é uma plataforma com forte apelo para o social selling. Para isso, a rede observou a demanda de seus usuários, fazendo mudanças gradativas que hoje facilitam a criação de posts e, consequentemente, da comunicação em si.

Atualmente, é um canal que possui uma gama ampla de ferramentas como a publicação de artigos, criação de newsletter, criação de enquetes e o LinkedIn Live, que permite transmissões ao vivo. Isto traz diversas possibilidades de conteúdo para marcas e executivos compartilharem seus objetivos, conquistas, e, especialmente, a expertise que tem a oferecer ao mercado por meio de seus produtos e soluções. Construir presença e reputação no LinkedIn, hoje, é uma das formas mais qualificadas de se fazer networking e prospectar, ampliando o alcance do seu negócio.

O que é social selling?

Em marketing, social selling é uma estratégia que tem como foco utilizar as redes sociais para encontrar, engajar e se relacionar com o público-alvo. Seu intuito é criar oportunidades de negócio e gerar vendas por meio das conexões qualificadas e de interações estratégicas.

Quando falamos de LinkedIn, podemos dizer que a plataforma se tornou uma das mais relevantes para este tipo de estratégia. Afinal, que outra rede reúne empresas, seus executivos e seus potenciais investidores e clientes em um único lugar? É criando o intercâmbio de presença e conteúdo digital entre as três frentes – marcas, seus representantes e seu público – que uma empresa pode obter oportunidades reais de negócio dentro da rede.

Podemos dizer que dois pontos fortalecem essa estratégia: o LinkedIn é uma rede de maior credibilidade, onde o conteúdo tem se tornado cada vez mais autêntico, mas criterioso – afinal, tudo que nós e nossas empresas publicam estão sob o olhar do mercado. E o outro ponto é a própria afinidade corporativa – é muito mais fácil atrair parceiros, investidores e clientes em um ambiente onde eles já estão devidamente localizados e caracterizados como a persona do seu negócio.

LinkedIn para empresas

Mais de 58 milhões de companhias estão presentes hoje no LinkedIn, sendo mais de 1 milhão só no Brasil. Para quem deseja fortalecer o caráter institucional da sua marca e vender seus produtos e serviços por meio da credibilidade no ambiente digital, é um ambiente indispensável quando falamos de marketing.

Muito mais do que anunciar vagas, os caminhos para empresas na plataforma são imensas. O LinkedIn possibilita hoje que as empresas estabeleçam sua presença digital de forma consistente, ampliando sua voz aos mais de 1 bilhão de usuários nela presentes para ofertar seus produtos e serviços por meio do reforço de autoridade.

Com a variedade de formatos disponíveis, a rede possibilita a criação de uma grade de conteúdo diversificada, capaz de atingir o público de cada companhia de maneira direcionada, dinâmica, consistente e – por que não? – vendedora.

executivo rindo com celular na mão. está operando o linkedin

LinkedIn para executivos

Já quando falamos das lideranças, podemos dizer que o LinkedIn é um dos canais de maior natureza orgânica e democrática, capaz de transformar executivos em verdadeiros influenciadores.

O LinkedIn conta hoje com seus próprios influencers, os top voicers, pessoas que possuem mais de 100 mil seguidores e passaram a ser considerados, na rede, especialistas em seus setores de atuação. Alguns destes, inclusive, entraram para o Top Voice, uma seleção anual da rede social com os 100 perfis mais relevantes em diversas categorias.

Fato é que o LinkedIn deixou de ser apenas uma rede de conexão profissional e hoje é um hub de conteúdo fundamental para os executivos; é o novo cartão de visita corporativo – uma oportunidade de falar a uma audiência qualificada ao seu negócio por meio do reforço de autoridade.

Já deu para entender o quanto o LinkedIn pode ser decisivo para sua estratégia digital, certo? Que tal colocar isso em prática?

Como posso trabalhar o LinkedIn?

Na XCOM, somos especialistas na construção do reforço de autoridade no LinkedIn para empresas e executivos.

Oferecemos, tanto para company pages quanto perfis de líderes, estratégias e entregas que contemplam: criação da página (para empresas) ou adequação/atualização do perfil (para executivos), se necessário; análise de macro e microambiente; benchmarking para referências de conteúdo, incluindo estudo da concorrência; definição do tom de voz e, por fim, construção conjunta das pautas e criação de conteúdo, além de um acompanhamento com relatório mensal de resultados.

Quer saber mais? Entre em contato conosco clicando aqui!

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