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IA abre caminho para maior contato entre influenciadores, marcas e seus públicos

O PODER DA IA NO MARKETING DE INFLUÊNCIA  

Uso da IA no marketing de influência pode aumentar o ROI em até 50%, melhorando a seleção de influenciadores e monitoramento de campanhas 

Quando dois setores em ebulição se cruzam e atuam juntos, o resultado quase sempre é sucesso. Tudo indica que esse é o caso do uso de Inteligência Artificial (IA) no marketing de influência: a tecnologia vem ajudando a transformar a maneira como as marcas escolhem seus parceiros, monitoram campanhas e otimizam resultados.  

Assim como em outros mercados, à medida que a indústria da influência continua a crescer, a IA se torna um diferencial para marcas que buscam melhorar seu retorno sobre investimento (ROI) e alcançar públicos de forma mais eficaz. 

Como a IA está redefinindo a escolha de influenciadores 

Uma das maiores contribuições da IA para o marketing de influência é a automação na seleção de influenciadores. Plataformas de IA analisam dados como engajamento, demografia e autenticidade para encontrar os influenciadores mais alinhados com as campanhas das marcas. Ao cruzar essas informações com comportamentos de público-alvo, a IA ajuda a evitar fraudes e a identificar influenciadores que realmente geram impacto

Social media influencer giving good news to subscribers while filming video for vlog channel and holding smartphone. Vlogger using mobile phone camera to record for online podcast.

Com algoritmos avançados, ferramentas de IA permitem uma personalização mais precisa. Isso ajuda a ajustar as estratégias com base em métricas contínuas de desempenho. De acordo com o Influencer Marketing Benchmark Report 2024, 66% dos entrevistados afirmaram que os conteúdos criados por influenciadores geram mais ROI do que anúncios digitais tradicionais. 

Melhora na automação e no monitoramento do marketing de influência  

Outra aplicação da IA no marketing de influência funciona também para o marketing em geral: a automação de tarefas repetitivas, como a criação e o agendamento de posts. Ferramentas com base em IA monitoram as campanhas em tempo real, ajustando automaticamente as estratégias com base no feedback dos dados de desempenho. Isso economiza tempo e recursos para as marcas, permitindo que elas se concentrem mais em criar conteúdo de qualidade. 

Além disso, as plataformas de IA são ótimas para medir resultados com mais precisão. Elas conseguem rastrear conversões e engajamento em tempo real, possibilitando ajustes rápidos nas campanhas. Os resultados são mensuráveis: segundo o 2024 Rival IQ Social Media Industry Benchmark Report, marcas que utilizam IA para monitoramento constante obtiveram taxas de engajamento até 2,63% superiores​. 

O futuro tende a ser ainda mais promissor 

Os próximos meses ou anos do marketing de influência serão ainda mais moldados pela IA. Com o avanço da análise preditiva, as ferramentas de IA serão capazes de prever o impacto de campanhas antes mesmo dos lançamentos. Dessa forma, poderemos ter recomendações prévias, ou em tempo real. Isso permitirá que marcas ajustem suas abordagens com precisão, aumentando o sucesso e diminuindo desperdícios de recursos. 

IA abre caminho para maior contato entre influenciadores, marcas e seus públicos

Especula-se que o uso de influenciadores virtuais — personagens totalmente criados por IA e já utilizados — também crescerá. Esses “influenciadores” oferecem controle total para as marcas, garantindo a perfeição na execução de campanhas. O Influencer Marketing Trends Report 2024 destacou que 55% das marcas pretendem investir mais de US$ 1 milhão em marketing de influência. Parte desse investimento pode ser direcionado ao desenvolvimento de IA para influenciadores digitais​. 

IA muito além do marketing de Influência 

Embora o marketing de influência seja fortemente beneficiado pela IA, todo o setor de marketing digital está sendo impactado. Ferramentas de IA estão transformando a personalização de campanhas de e-mail marketing, o remarketing, e até o atendimento ao cliente com chatbots inteligentes, ajudando ainda a tornar a comunicação mais transparente. Só para citar um dado nacional, o Panorama de Geração de Leads no Brasil 2023 indica que empresas que utilizam IA em estratégias de geração de leads apresentaram um crescimento de 3,19% nas taxas de conversão

Além disso, outros resultados do Influencer Marketing Trends Report 2024 mostram que marcas que utilizam IA para otimizar suas campanhas conseguem um ROI até 50% maior. 

Com mais automação e análises de dados precisas, marcas conseguem identificar comportamentos e preferências de seus consumidores com maior assertividade, oferecendo uma experiência mais aderentes a cada segmento. Isso resulta em campanhas mais eficientes e maior retenção de clientes, tanto no marketing de influência quanto no marketing digital de maneira geral. 

O futuro é agora 

A IA já está transformando o marketing de influência e moldará ainda mais o setor nos próximos anos. Desde a escolha de influenciadores até a automação de campanhas e a medição precisa de resultados, a tendência é que marcas que abraçam essa tecnologia ganhem cada vez mais vantagem competitiva. Por fim, com o crescimento do uso de IA no marketing digital como um todo, o futuro promete ainda mais inovação e possibilidades no campo do marketing de influência. 

Quer apoio nas suas estratégias unindo IA e marketing de influência? Entre em contato com a gente, por aqui! Teremos prazer em ajudar! 

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