24ª edição reuniu lideranças empresariais para debater as melhores práticas de governança corporativa em sinergia com as partes interessadas
Um dos principais eventos de governança corporativa do Brasil e o mais importante para o IBGC, aconteceu nos dias 17 e 18 de outubro, no WTC Events, na cidade de São Paulo. E a XCOM estava lá para conferir de pertinho.
“Governança em rede: conectando stakeholders”, foi o tema do 24º Congresso IBGC. A edição deste ano, propôs esclarecer, por meio de uma robusta programação, como os agentes de governança podem incorporar um olhar estratégico para todas as partes interessadas.
Diversidade, inclusão e acessibilidade
Relembrar os bons momentos do congresso é voltar à emoção da abertura do evento: ouvimos o Hino Nacional Brasileiro, cantado à capela e interpretado em libras por Sara Bentes, cantora, atriz e escritora e pessoa com deficiência visual. Sara estava acompanhada do multi-instrumentista, também deficiente visual, Luan Richard. Foi sem dúvidas, uma performance inspiradora para o início das atividades.
Depois da apresentação, Carolina Ignarra, CEO do Grupo Talento Incluir, reforçou a corrente em prol da diversidade, inclusão e acessibilidade. Ao assumir o posto de mestre de cerimônias, Carolina descreveu suas características (altura, cabelos, cor da pele, roupa), para quem pode ouvir, mas não pode enxergar. A ação se repetiu com todos os palestrantes e especialistas que subiram na arena do congresso.
Conhecimento compartilhado e aprendizados valiosos
A programação do congresso foi inspiradora e empolgante do início ao fim. No primeiro painel do primeiro dia, R. Edward Freeman, professor emérito de administração de empresas, Darden School of Business, da Universidade de Virgínia, compartilhou detalhes sobre a teoria de stakeholders, formulada por ele na década de 80.
Foram mais de 90 palestrantes, nacionais e internacionais, distribuídos por mais de 30 painéis – alguns acontecendo simultaneamente e mais de 1.000 horas de conhecimento compartilhado.
Em pauta, nos debates, discutimos muitos temas e voltamos para casa com aprendizados valiosos. Entre os assuntos, estavam: os desafios contemporâneos das empresas familiares, Lei das Estatais, gestão de pessoas, governança corporativa nas startups, litigância climática, mercado de carbono, responsabilidade dos administradores, ESG, inteligência artificial, novas competências para os conselhos, saúde mental, agricultura regenerativa e muito mais. Uma programação completíssima.
“E se construir um mundo dos nossos sonhos pudesse ser rápido e divertido?”
Uma outra palestra foi também marcante, motivacional e divertida. Edgard Gouveia Júnior, presidente da Epic Journey e fundador da LiveLab, conduziu a dinâmica do jogo “Tocou, Colou”. A ideia é assim: pensamos em pessoas que gostamos e criamos, com elas, uma corrente do bem, para juntos, transformarmos o mundo para melhor, seja qual for a dificuldade.
Depois da brincadeira (reflexiva e importante) o especialista explicou o projeto que lidera: Jornada X, cujo objetivo é estimular o surgimento de equipes comunitárias para a inovação social. A proposta é mudar o mundo para melhor, com desafios que sejam divertidos.
No X do Congresso
O time da XCOM estava presente para compartilhar experiências e aprendizados, com a CEO, Viviana Toletti, nosso diretor executivo, Daniel Bruin e a diretora de operações, Deborah Slobodticov.
“Foram debates importantes sobre temas urgentes do ecossistema da governança e que nos proporcionou reflexões valiosas sobre como incluir os diversos stakeholders na estratégia de negócio, considerando, sobretudo, as melhores práticas de governança corporativa”, ressaltou Daniel.
Contamos ainda, com a equipe de conteúdo, que fez uma excelente cobertura nas redes sociais do IBGC. Em termos de resultados parciais, foram publicados mais de 30 posts, nos dois dias do evento, considerando o Instagram, LinkedIn, Facebook e Twitter. O engajamento no Instagram, por enquanto, já totaliza mais de 1.500, entre curtidas e comentários. Já no LinkedIn, são mais de 34.000 impressões e engajamento, mais de 3.000.
Uma jornada chamada governança corporativa
Governança corporativa é um conjunto de melhores práticas, que busca impactar positivamente a rotina de uma organização e de todas as partes interessadas.
A 24ª e outras edições do congresso do IBGC, nos mostra que a governança corporativa é uma jornada de aprendizado contínuo e que devemos estar sempre buscando por atualizações, dialogando, ouvindo e compartilhando experiências.
O congresso deste ano, ressaltou que todos são importantes e que, se agirmos coletivamente: empresas, lideranças e pessoas, podemos transformar o mundo para melhor. O futuro é agora. E as ações começam hoje.
Por isso, faça parte desta corrente! Compartilhe esse blogpost com alguém que também acredita nessa mudança positiva e abrace com o IBGC o seu propósito de contribuir para uma governança corporativa melhor, para uma sociedade melhor.
Não deixe de conferir também aqui no blog – Comunicação transparente: por que tão importante?
Estive no congresso também e realmente impressionou a diversidade e qualidade dos conteúdos. Foi um mergulho no mundo da governança com viés na diversidade e inclusão. Show de bola do IBGC.