Muito além das buscas do Google, descubra como usar SEO no Instagram para qualificar sua estratégia na plataforma
Aparecer entre os primeiros resultados de uma busca no Google é o desejo de muitas marcas – algo que é possível com as estratégias de SEO (falaremos logo abaixo sobre elas). Antes restritas à resultados de sites e blogs no Google, as redes sociais, com o tempo, passaram a dividir essa fatia com a plataforma de pesquisas mais conhecida do planeta. Exemplos são o YouTube, segundo maior buscador do mundo, e o TikTok, que é hoje a principal ferramenta de pesquisa da Geração Z.
Nesse contexto, as redes têm se estruturado com mecânica semelhante à de buscadores como o Google, Bing e outros, considerando algumas métricas de SEO para exibir seus resultados para os usuários de acordo com o modo que pesquisam determinada coisa. Ou seja: é possível pensar o conteúdo de modo que atenda exatamente a uma demanda de busca – trazendo mais chances de engajamento para seu perfil.
No texto a seguir, relembramos alguns princípios básicos do SEO, falamos sobre como usar o SEO no Instagram e quais as melhores estratégias para utilizar o melhor que a rede tem a oferecer considerando as buscas dos usuários.
Confira também: Quais são as estratégias de marketing digital essenciais para 2025?
O que é SEO?
SEO vem de Search Engine Optimization, e em uma tradução para o português, significa otimização para mecanismos de busca. Diz respeito à estruturação de uma página, site ou conteúdo para responder às pesquisas de usuários em buscadores como o Google ou mesmo plataformas como o TikTok e o Instagram.
A otimização para SEO é realizada principalmente em três vertentes:
- SEO On-Page: inclui otimizações feitas diretamente na página/site e se refere ao conteúdo e estrutura interna;
- SEO Off-Page: inclui ações externas para melhorar a autoridade e rankeamento do site. Diz respeito a melhoria de percepção do site pelos buscadores;
- SEO Técnico: referente a melhorias na infraestrutura de um site/página (como velocidade de carregamento, por exemplo) para qualificar a indexação nas buscas.
A combinação destas estratégias garante que um site tenha o máximo de chances possíveis para ranquear bem no Google, Bing e afins – neste caso, apresentando esta página entre os primeiros resultados de uma pesquisa, logo após aqueles que são referentes à pesquisa paga.
Como se aplica e como usar SEO no Instagram?
A aplicação do SEO no Instagram segue uma lógica muito semelhante a que é pensada no quesito On-Page para os buscadores como o Google. Ou seja: gira, principalmente, em torno da otimização do perfil/página do usuário e das publicações, com uso preciso de palavras-chave e outras boas práticas.
Portanto, o pensamento estratégico de SEO para a rede, assim como nos buscadores, tem como principal foco o aumento da visibilidade das publicações, de modo a fornecer a melhor resposta ao usuário – gerando engajamento e possivelmente novos seguidores.
Os principais atributos que são considerados pelo algoritmo do Instagram para o SEO são:
- Otimização do perfil como público, empresa e preenchimento de todos os requisitos
- Uso de palavras-chave na descrição do perfil
- Uso de palavras-chave na legenda dos conteúdos
- Uso de hashtags relevantes
- Uso de texto alternativo
- Incorporar áudio nos conteúdos
Pode-se dizer que, em linhas gerais, o Instagram preza, além das palavras-chave, pelo máximo uso de seus recursos para favorecer uma página e/ou conteúdo em seu algoritmo. É uma lógica semelhante à de um blogpost: além do uso da palavra-chave nos campos necessários, usar conteúdo rico e embedado, preencher o resumo, inserir texto alt nas imagens, etc, são elementos adicionais importantes para indexação.
Portanto, a configuração completa (e bem-estruturada) de um perfil e de um post são elementos indispensáveis para se usar o SEO no Instagram e obter bons resultados.
A seguir, detalhamos mais cada um destes pontos citados acima.
SEO no Instagram: entenda o passo-a-passo
“Começar pelo começo” pode parecer redundante, mas é exatamente o pontapé inicial para a estratégia de SEO no Instagram. Com a página devidamente ajustada às configurações necessárias, seguimos para a devida otimização On-page dos conteúdos.
Entenda melhor cada uma dessas etapas:
Adequação do perfil
O primeiro ponto é transformar seu perfil em uma página comercial. Isso te permitirá usufruir de todos os recursos principais que o Instagram fornece a um usuário. Torne seu perfil público – isto é indispensável para que o SEO funcione.
Os passos seguintes são:
- Adicionar uma foto de perfil com a marca
- Criação de nome de usuário e marca reconhecíveis
- Criação da biografia do perfil
- Adicionar ao menos um link principal relevante
- Adicionar um local de negócios
Estes tópicos garantem que a sua página seja entendida como completa e relevante pelo algoritmo do Instagram.
Uso de palavras-chave no perfil
Esta recomendação se aplica tanto à configuração de perfil como na legenda dos conteúdos. É importante listá-las de acordo com seu segmento de atuação.
Por exemplo, se você trabalha com finanças, palavras como investimento, economia, rendimentos, vida financeira são elementos importantes. Se atua como literatura, palavras como autor, autora, escritor, escritora, e o gênero ao qual se dedica são elementos-chave de sua descrição e conteúdo.
No caso do perfil e bio, a lógica é semelhante à de um blog: a palavra-chave (ou variações dela) deve aparecer no título, cargo/setor e na descrição – sem exageros que pareçam “forçar a barra para aparecer”.
Veja os exemplos abaixo:


A escritora Nia França tem seu perfil e bio reforçados pelas palavras-chave “escritora” e “autora”. Aparecem em seu usuário, no nome e na bio. Além disso, utiliza também um link principal de referência. Estas são palavras-chave de seu segmento de atuação: a escrita e gêneros que trabalha. Nas buscas por “autora” ou “escritora” de fantasia ou sobrenatural no Explorar, Nia tem uma alta probabilidade de ter sua página recomendada como resultado da pesquisa.
Já Professor Mira, apesar de não trazer no username sua atribuição como mentor de investimentos, faz esse reforço em seu título e na bio, com palavras como “finanças”, “investimento”, “investidor profissional” e “vida financeira”.
Uso de palavras-chave e hashtags em posts
Em termos de posts, é interessante que a palavra-chave (ou mais de uma) apareçam na legenda e nas hashtags, como no exemplo abaixo, da Hotmart:

Este post aparece como um dos primeiros resultados na busca por Marketing Digital no Explorar do Instagram, mesmo datado do dia 7 de janeiro. Neste caso, tendências de marketing digital, tendências 2025 e marketing digital aparecem tanto na legenda quanto nas hashtags.
As hashtags podem ser usadas como importantes palavras-chave adicionais à temática do post. Sim, elas ainda funcionam e são muito importantes. No exemplo abaixo, a criadora Mirian Simon utiliza algumas fazendo correlação com seu post sobre estratégia para stories, parte de seu escopo de atuação em marketing digital.

Perceba que as buscas por storytelling e marketing de conteúdo, por exemplo, podem levar ao perfil da influenciadora, mesmo que por meio deste post que não necessariamente cobre todas estas camadas de atuação. Perceba que o post é do dia 17 de agosto de 2024 – e ainda se mantém relevante.
Entretanto, é importante dosar o número de hashtags (há um certo exagero neste mesmo exemplo) e avaliar quais realmente estão conectadas com o seu conteúdo e segmento.
Os reels também devem ter legendas? Certamente. Apesar de muitas pessoas não se atentarem a elas durante a exibição, a mecânica é a mesma que em relação a um post estático/carrossel, portanto, as legendas e hashtags podem ser um fator decisivo para a exibição do seu reels para mais pessoas.
Uso de texto alternativo
Mais do que uma importante ação de acessibilidade, a inserção de texto alternativo (texto alt) nos conteúdos é uma prática recomendada de SEO. Para isso, no ato de criação da publicação, vá em Configurações Avançadas e role até embaixo para chegar em Escrever Texto Alt.
O texto alternativo deve preferencialmente conter também a palavra-chave, mas desde que ela faça sentido na descrição presente na imagem/vídeo.
Incorporar áudio nos conteúdos
O Instagram tem estimulado constantemente a aplicação de trilhas nos conteúdos – sejam eles Reels, estáticos ou mesmo carrossel. A própria plataforma destaca quais trilhas e músicas estão em alta – vale considerar se as sugestões são pertinentes e, se parecem apropriadas, podem ser utilizadas e ajudar o conteúdo a figurar entre aqueles que partilham da mesma trilha e estão em destaque.
Outras práticas recomendadas de SEO para Instagram
Embora não sejam exatamente diretrizes explícitas, existem algumas recomendações comumente adotadas na plataforma entre criadores de conteúdo para que o algoritmo do Instagram não prejudique a distribuição de um conteúdo.
Uma delas é não citar, nominalmente em vídeo/arte e em texto, os nomes de redes concorrentes, como o TikTok – você já deve ter reparado que muitas páginas utilizam expressões como “na rede ao lado”.
Outra recomendação é a de censurar palavras tidas como de alerta a conteúdos que possam ser considerados danosos pela rede. Termos relacionados à violência, como morte, crime, assassinato etc., são comumente alterados para caracteres como mort3, cr1me, assass1n4t0 e assim por diante, bem como temas ligados à sexo, dependência, suicídio e afins. São cuidados para que os conteúdos não sejam derrubados pelo Instagram, que possui uma filtragem automática das postagens e pode interpretá-las, ainda que não sejam, como incentivo a estes temas.
Esperamos que estas dicas e recomendações possam te auxiliar em como usar SEO no Instagram e otimizar suas estratégias na rede para sua marca. Se deseja contar com um suporte completo de comunicação digital integrada, clique aqui e entre em contato com a XCOM!