Empresas de todos os segmentos estão adotando práticas de sustentabilidade e responsabilidade social como parte integrante de suas estratégias de negócio.
O conceito de ESG (Environmental, Social and Governance) tem ganhado destaque, mas seu impacto na sociedade e na imagem das companhias ainda é um ponto em construção.
Mas há grandes perguntas a serem respondidas:
A partir de um diagnóstico feito por profissionais altamente especializados no cenário de ESG, a XCOM oferece às empresas a possibilidade de acessar as melhores práticas do segmento a partir de conceitos de comunicação.
Partimos da premissa de que todo projeto de ESG nasce de uma comunicação assertiva e eficiente.
Utilizando ferramentas de análise e a produção de conteúdos direcionados, construímos a percepção que as empresas precisam para alavancar seus projetos de ESG.
A construção do ESG precisa estar contida em um planejamento estratégico que contemple os valores da companhia, estruturados em termos de timing e efetividade, para trazer os resultados esperados.
A dimensão E vai além da redução da pegada de carbono e ações que demandam investimentos menores, podem gerar grande impacto não apenas para os negócios, como para a reputação da companhia, como a promoção da Economia Circular e do Uso Racional e Eficiente dos Recursos Naturais, para além das fronteiras das unidades da companhia.
Olhar para o Social como diferencial estratégico, especialmente na promoção da igualdade, da equidade e da diversidade. Poucas companhias, porém, já perceberam que o investimento aqui é menos financeiro e mais de energia na mudança cultural a ser promovida
O pilar responsável pela implementação, engajamento e disseminação do ESG como parte da Cultura organizacional. Este é o pilar responsável por fazer da agenda ESG o manual pelo qual todos os integrantes da companhia orientam suas decisões.
As práticas ESG dentro da empresa tem como objetivo promover o engajamento da Companhia dentro do universo e dos desafios dos pílares
Alinhar, Dissiminar a cultura e Acompanhar
Jornalista de Economia e Negócios há 36 anos, com passagens pelas mais importantes redações do País, tais como Valor Econômico, Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo, Gazeta Mercantil, entre outros – em São Paulo e Brasília.
Editora-adjunta do caderno Prática ESG, projeto do jornal Valor Econômico em parceria com O Globo, desde fevereiro de 2022 e colaboradora fixa do jornal Valor Econômico.
Especialista em Comunicação Corporativa, como gerente de imprensa da Atento (Grupo Telefónica), diretora de comunicação da WTorre e Brasil Pharma. Liderou o lançamento da marca Allianz Parque no Brasil e respondeu pelo rebranding da marca Queiroz Galvão Energia para Ibitu Energia. Responsável pelo planejamento e Gestão de Crise envolvendo a construtora WTorre na Operação Lava Jato (duas fases).
Em Gestão de Pessoas, liderou time de 120 profissionais do primeiro serviço de informações eletrônicas do país, o InvestNews, da Gazeta Mercantil. Tem certificação na área pelo ISE Business School.
Caso queira conversar sobre orçamentos, você pode falar pelo Whatsapp: (11) 99235-0009
Trabalhe Conosco