Marcas e negócios em todo o país já estão se preparando para o Dia do Consumidor, no próximo mês de março. Apesar da data oficial ser o dia 15 de março, as promoções costumam ocupar toda a semana. Por ainda não ser uma data que conta com o mesmo reconhecimento de outras como a Black Friday ou a Cyber Monday, vale a pena preparar uma campanha antecipada de email marketing para ir preparando o terreno para o seu público.
Se os seus e-mails não atingirem o tom certo, seus contatos não vão querer se envolver com sua oferta, mesmo que ela seja a opção perfeita! É por isso que você precisa ter um plano antes de enviar uma campanha de e-mails, e para ter vantagem sobre seus concorrentes, criamos quatro dicas para você alcançar todo o potencial de envolvimento do público.
1 – A linha de assunto deve ser clara e envolvente
A linha de assunto do email é a primeira impressão para seus contatos e se ela não for atraente ou relevante para seus leitores, eles não abrirão seu e-mail. Isso significa que eles nunca terão a chance de ver suas excelentes ofertas, quanto mais ir até sua loja e fazer uma compra. Para as campanhas de e-mail de datas especiais, em particular, as linhas de assunto desempenham um papel importante, pois essas datas especiais geram uma tonelada de campanhas de e-mail semelhantes, dificultando a diferenciação do assunto e da oferta.
Com toda essa concorrência, você realmente precisa se concentrar em otimizar sua linha de assunto do e-mail:
- Considere usar um emoji se for relevante para seu público e oferta;
- Deixe claro por que você está enviando o email;
- Não use táticas de clickbait ou spam apenas para gerar mais engajamento inicial – seus leitores não ficarão felizes!
2 – Ajude os seus clientes a encontrarem o produto certo: segmente as ofertas.
Como não se trata de uma data como Natal, Dia das Mães ou Namorados, indicar ao consumidor o que comprar pode ser um desafio. No entanto, esta pode ser uma oportunidade ideal para usar segmentações de listas e mailing, se você tiver estes dados. Por exemplo: você tem uma agência de viagem? Que tal já enviar as ofertas de pacotes para férias de julho e segundo semestre segmentando os clientes entre famílias (destinos de férias em resorts e parques temáticos, por exemplo) e clientes solteiros (destinos mais urbanos ou para festivais de música).
3 – Recompense o comprador da última campanha
Estamos em março e se você fez uma campanha de email marketing para o Natal passado, já deve ter os resultados compilados. Analise estes dados e veja quais foram os produtos de maior sucesso. Que tal oferecer a estes consumidores uma oportunidade a mais de descontos?
- Ofereça descontos para a próxima compra
- Convide estes consumidores a participar de um programa de fidelidade
- Ofereça conteúdo adicional que se relacione com os produtos que el já comprou. Por exemplo: quem adquiriu
4 – Seja autêntico
Criar uma abordagem muito “vendedora” em seu e-mail pode distanciar o leitor.
Você deve sempre tentar fazer conexões reais com seus clientes, sendo você mesmo e apelando para suas emoções e interesses.
Emoções e valores desempenham um papel importante no processo de decisão de compra, isso é especialmente verdadeiro quando se trata de presentear seu pai em um dia especial. Quanto mais você puder se conectar emocionalmente com seus clientes, maiores serão suas chances de venda.