XCOM

Qual é o tipo de comunicação ideal para o seu negócio?

Mensagens são transmitidas o tempo todo, por meio de rádio, jornais, revistas, televisão, cinema, teatro, propagandas, internet e inclusive na música. Diante desse cenário de informações direcionadas com frequência aos mais variados tipos de públicos (stakeholders) e massas, a comunicação social surge e ganha importância. Mas, afinal, o que é comunicação social? 

Esse conceito tem como objetivo estudar e compreender as lógicas de funcionamento dos processos dessa área de estudo. Saber identificar características é primordial para uma comunicação assertiva, seja no ambiente familiar, nas relações sociais, ou no mundo corporativo, 

Por isso, a XCOM explica os principais tipos de comunicação organizacional para o sucesso dos seus negócios. Vale lembrar que cada uma delas tem um papel diferente, que vai apoiar a correta emissão e recepção das informações transmitidas. 

Comunicação interna 

O relacionamento entre o público interno e uma empresa se dá pela comunicação interna. Desde os colaboradores até os prestadores de serviço terceirizados, a mensagem precisa chegar de maneira ágil e transparente. Por esse motivo, a comunicação interna empresarial define e transmite a política e o propósito da empresa, compartilhando iniciativas, metas e objetivos.  

Nesse sistema, é possível utilizar de e-mail marketing, redes sociais corporativas, rádio interna, mural de informações, newsletter, dentre outras estratégias para atingir o público desejado. 

Comunicação externa 

Assim como a explicação acima, os elementos da comunicação corporativa são estratégicos para fortalecer a imagem e reputação da empresa através dos valores. A comunicação externa se direciona para clientes, consumidores, concorrentes e qualquer outro tipo de público-alvo a ser atingido. 

As atividades como assessoria de imprensa, publicidade e marketing são maneiras para divulgar iniciativas e interesses para criar oportunidades para os negócios. A área de Relações Públicas, por exemplo, oferece ferramentas, planejamentos e estratégias às organizações para a melhor construção de marcas, empresas e pessoas. 

Comunicação digital 

Mais recente, mas muito poderoso! Esse tópico é caracterizado pelo conjunto de estratégias desenvolvidas na Internet. Com a transformação digital, o ambiente de descobertas passou a ser on-line. 

A comunicação digital possui um ritmo diferente das demais, uma vez que a Era da Informação requer ações rápidas, retornos instantâneos e posicionamentos. Para isso, as organizações contam com o apoio de técnicas personalizadas para solucionar cada uma dessas necessidades. 

O monitoramento da marca, a criação de conteúdo para sites e redes sociais, o SAC 2.0 – atendimento ao cliente –, o marketing de influência. Esses são alguns dos diversos caminhos que contribuem para o engajamento e relevância dentro do universo conectado. 

A XCOM desenvolve soluções personalizadas e inovadoras para cada negócio. Todos os serviços citados são parte da especialidade da nossa agência. Converse com a diretoria e entenda como aplicar a comunicação para a sua empresa.